quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Ser Relicário, pelo olhar do pai André

Nesta noite chuvosa, ao colocar a Beatrice na cama para dar-lhe as bençãos, comentei algo, em inglês, com a Letícia. Falamos em inglês com frequência, para que Beatrice não compreenda os assuntos do mundo adulto e continue no seu universo infantil, o qual tanto prezamos, consoantes com os preceitos da Pedagogia Waldorf.

Ela logo falou: Este ano vou aprender a falar inglês com o Teacher, dando uma risadinha marota de quem pensa que logo irá adentrar em nossos temas. E ela emendou com uma pergunta: O pai da Camila (Henrique) fala alemão. Será que ele vai dar aula de alemão? Eu nem consegui responder que não sabia, e ela logo emendou outra pergunta: Papai a Gisele te convidou para dar aula no Relicário?

Eu disse que não e falei que eu não sou professor de crianças, mas ajudei a construir o Relicário novo. E quando ela colocar os pezinhos sobre aquele assoalho de madeira, vai lembrar que foi o papai André que ajudou a pregar. E quando olhar para as paredes também. E ela perguntou para a Letícia, e você mamãe, a Gisele te convidou para dar aula no Relicário? 


A Letícia disse que não, mas falou que em cada festival da primavera ela dá sua palestra de Constelação Familiar para todos que querem aprender. E falamos para ela que no Relicário é assim, cada pai e cada mãe ajudam com seus dons, e juntos ajudam o Alberto e a Gisele a construir o Relicário. E então ela suspirou. Aquela menina perguntadeira deu-se por satisfeita. Seu papai e sua mamãe fazem parte. E quando ela esta no Relicário, nós também estamos. Nada mais perguntou. Deu boa noite, recebeu um beijo nosso, e dormiu.

O Relicário que ajudei a construir com pregos, madeira e marteladas, vem sendo construído ha muito mais tempo que nossa razão pode compreender. E continuará sendo construindo com os mais variados dons, de cada pai e cada mãe. E saibam que, o trabalho que lá deixei, é um pedaço de mim que acompanhará a Beatrice. E ela sabe disso, e ela sente isso. 


Por isto agradeço Gisele e Alberto, por me permitirem também Ser Relicário.

Com amor,
André Gazoni

Escrito dia 03 de fevereiro de 2020.

André com a Beatrice em seu primeiro aniversário no Relicário em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário e enriquecer ainda mais o nosso trabalho.