domingo, 17 de novembro de 2019

Passeios Encantatórios Ateliê e SEBO

Um passeio encantatório. Que há mistério! Que há encanto!


Nos encontramos no quintal do Museu de Arte de Joinville. Ali entre as árvores celebramos o aniversário da Sophia. Simples. Com história, o bolo, o suco e a música. Grandioso. Com a intensidade em que a vida pede para ser celebrada.


 

E aí veio a caminhada pelas ruas da cidade. Mãos dadas. A conversa. O cuidado. A troca. As observações de criança. A cantoria.

Enfim chegamos ao Ateliê Lardic. Um grupo ficou por ali e o outro seguiu até o SEBO.


No ateliê fomos recebidos pelo Evandro que nos contou sua história entremeada com a de seu avô e com a força do trabalho manual e artesanal.  Ouvimos sobre as técnicas de produção do ateliê e sobre a necessidade de usar os recursos naturais com responsabilidade. As crianças tocaram o couro, olharam cada cantinho do espaço e bordaram uma pequena flor. Entre tantas perguntas e comentários, algo se destacou: "Mas o boi morre"? E Evandro foi logo dizendo: "Não, ele vive em cada bolsa, cinto, em cada objeto. E sabe que estes objetos podem passar de geração para geração, se cuidarmos"?! As crianças entraram em contato com algo feito com as mãos para que tenha durabilidade e com originalidade. Antes de sairmos aconteceu nosso pequeno ritual de agradecimento. Uma a uma elas foram dizendo pelo que sentiam gratidão. Até que uma criança falou de nossas mãos. Que emoção!



















No SEBO as crianças se entusiasmaram com a diversidade de livros. Ficamos por ali à folhear. Cada criança foi para casa com o seu, aquele que foi escolhido para ser degustado. Ah! Vale salientar o carinho com que sempre somos recebidos neste lugar.



No mês de setembro, numa manhã ensolarada, o Relicário se estendeu para a cidade e ali encontrou o ateliê e o SEBO.  Ah! O ateliê! Este lugar mágico em que as mãos cream com esmero e cuidado. Ah! O SEBO! Este lugar deslumbrante que tem cheiro de antigo e o frescor da descoberta.

Gisele Becker
Cofundadora, gestora e professora do Relicário de Luz.

Registro Fotográfico de Andressa Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário e enriquecer ainda mais o nosso trabalho.